Curiosidades Astronômicas e Terrestres

-A imagem de maior distancia:
Você uma dia parou para ver se o ceu tinha estrelas? Já parou para imaginar qual seria o tamanho do universo? O tamanho do universo vai além da nossa imaginação. O telescópio espacial Hubble Deep Field é um dos poucos exemplos que nos faz perceber o quanto o universo é grande. O telescópio Hubble tirou nada mais do que uma foto de 78 BILHÕES DE ANOS-LUZ(ou seja, levaria 78bilhoes de anos para você chegar até esse lugar indo na velocidade da luz), o equivalente a 737.942.400.000.000.000.000.000KM(sextilhão) longe daqui. No final, essa confusão confirma a célebre frase de Hamlet, personagem criado há quatro séculos pelo dramaturgo inglês William Shakespeare: "Há mais coisas no céu e na terra do que pode sonhar tua filosofia"...


-Número aproximado de estrelas:
"Se somarmos o número de estrelas na região do chamado Universo observável, uma área com raio de 15 bilhões de anos-luz em que a radiação é captável por nossos telescópios, teremos um total que oscila entre 1 sextilhão e 1 septilhão de estrelas - o número 1 seguido por uma fileira de 21 e de 24 zeros, respectivamente". Ou seja, mais estrelas que Grão de Areia na Terra.



-Número aproximado de Galáxias:
Acreditam que tenha pelo menos 100bilhões(não considerando o universo infinito, caso contrario não terá número!).
com exceção do ponto mais brilhante, todos os outros correspondem a galáxias, algumas delas a 12 bilhões de anos-luz de nós. Imagem tomada em dezembro de 1995

-A maior estrela de massa já descoberta:
Em relação ao sol, essa estrela tem 300 vezes a sua massa e milhões de vezes mais luminosa. A R136a1 não é apenas a estrela de maior massa já encontrada, mas é também a que apresenta a maior luminosidade, sendo cerca de 10 milhões de vezes mais brilhante do que o Sol.
< O sol não teria escala na imagem ao lado pois é muito pequeno.


-A maior estrela em diâmetro já encontrada:


Com um diâmetro de 2.940.000.000km, VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação do cão maior. Ela é a maior estrela conhecida e uma das mais luminosas. Para se ter ideia do tamanho, um avião viajando a uma velocidade de 900km/h levaria aproximadamente 1160 anos para dar uma volta nessa estrela.








-O maior planeta:


Cerca de 70% maior que Júpite, o planeta TrES-4 orbita a estrela GSC02620-00648, que está a cerca de 1.435 anos-luz da Terra. Estando a apenas 7 milhões de km de sua estrela, o planeta também é muito quente, com temperatura média de cerca de 1,3 mil ºC. Lembre-se, mesmo que esse planeta seja assim grande, sua massa é muito menor que a de Júpiter.







-A luz mais antiga:
A luz – chamada de radiação de micro-ondas cósmica de fundo – é associada ao chamado big bang, a grande explosão na qual os cientistas acreditam que o universo foi criado, há cerca de 14 bilhões de anos.
Formada 380 mil anos após o Big Bang, essa radiação de calor só pôde circular pelo espaço quando um resfriamento no Universo pós-Big Bang permitiu a formação de átomos de hidrogênio.



Outras Curiosidades:

-Como seria a Terra vista através de outro planeta?







Essa é a primeira imagem que temos do nosso planeta “fotografada” da superfície de um outro astro além da Lua. Ela foi tirada pela Mars Exploration Rover Spirit uma hora antes do amanhecer em Marte, no 63 dia do calendário marciano.




-Em Marte ,Vênus e Mercurio ,tem ouro.

-Se você ficar correndo em linha reta a 9,8km/h e em torno de 175 dias você consegue dar uma volta na terra que tem quase 40mil km! achou muito? se você fizer o mesmo em júpiter ,você ficaria 1.935dias correndo.
Obs: 1.935 = + 5anos

-Se fôssemos a conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 Km/h, levaríamos cerca de 221milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea

-Destruir a Terra é bastante complicado.
O que seria necessário para vaporizar um planeta como a Terra? Se definimos vaporizar como transformar em pedaços tão pequenos que se dispersem e não possam se unir de novo pela gravidade, a quantidade de energia necessária seria descomunal. Se quiséssemos desintegrar a Terra mediante bombas nucleares, por exemplo, seria necessário um grande arsenal e um montão de tempo. Se explodíssemos todas as bombas nucleares existentes em nosso planeta a cada segundo, levaria 160 mil anos para converter a Terra numa nuvem de gás no espaço. Inclusive as grandes colisões estelares não bastam para desmaterializar um planeta. A Terra recebeu o impacto de um objeto do tamanho de Marte há vários milhões de anos e o lixo resultante formou a Lua, mas não nos apagou do mapa. É por isto que o raio da Estrela da Morte em Star Wars não é ficção científica, senão simples fantasia. A quantidade de energia necessária para desintegrar um planeta é muito elevada, inclusive para o Lado Negro da Força.

-A Terra é mais lisa que uma bola de bilhar.
É possível que você já tenha ouvido a afirmação de que se a Terra fosse reduzida ao tamanho de uma bola de bilhar seria inclusive mais lisa que esta. Uma bola de bilhar tem aproximadamente 5.7 cm de diâmetro com um desvio de +/- 0.01 cm. Tendo em conta que a Terra tem um diâmetro de 12.735 quilômetros, e sem contar mares e montanhas, poderia ser dito que nosso planeta é bastante liso. Mas o mais surpreendente é que ainda contando com o ponto mais alto, Everest (8.850 m), e o mais profundo a fossa das Marianas, -11.000m), os parâmetros da Terra estariam dentro do aceitável para uma bola de bilhar, assim que por sua vez a lenda urbana é verdadeira.

-Que aconteceria se saltássemos num buraco que atravessasse o planeta pelo núcleo?
Morreríamos, evidentemente. Mas vamos supor que fossemos feitos de algum material mágico que nos permitisse sobreviver à queda de 13.000 km, demoraríamos 20 minutos em chegar ao interior da Terra e outros 20 minutos em chegar ao exterior pelo outro extremo. O problema é que antes de chegarmos à superfície voltaríamos a cair, e esta viagem de ida e volta se repetiria uma e outra vez durante toda a eternidade.

-O movimento de translação, o planeta Terra locomove a uma velocidade de cerca de 108 mil km/h.

-A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade impressionante: medida na linha do equador, ela atinge 1,674 km/h. Esse movimento é quando a terra gira em torno de si mesma.

-A mais alta temperatura já registrada na Terra, 58 graus centígrados, foi registrada na cidadezinha de El Azizia, perto de Trípoli, na Líbia, norte da África

-O centro da terra possui uma velocidade média, por causa de seu movimento orbital, de 107515 km/h.

-O Lugar mais frio: As temperaturas médias em sua região central ficam entre -30°C e -65°C,  sendo a menor temperatura do mundo, -89,2°C, muito gelado

-O lugar mais fundo da Terra é de 10.924 metros(não confirmados), pois nunca o ser humano chegou la. A presão nesse lugar é MUITO alta e é la que ocorre frequentemente movimento das placas tectônicas

e por último e talvez surpreendente: 45% dos americanos não sabem que o Sol é uma estrela.



Links do Ocioso:



11 comentários para "Curiosidades Astronômicas e Terrestres"

  • muuuuuuuito interessante, e fiquei orgulhoso
    por saber que sou um dos poucos que deita na lage e fica questionando ou pelo menos apreciando. ja tinha visto o video. bom trabalho abraço!!!

  • Cara muito bom o post, diversas informações uteis, fiz uma matéria falando sobre colonização de Marte recentemente, depois vou colocar um Link complementar para esse post aqui completissimo.
    Parabeis

  • Este comentário foi removido pelo autor.
  • Há algo errado em sua informação.
    O Universo tem 13,7 bilhões de anos luz de idade, portanto de diâmetro visivel. Não existe a possibilidade do Hubble ter tirado uma foto de algo há 78 bilhões de anos luz de distancia, o que daria uma idade do universo de 78 bilhões de anos.

  • Outra coisa é q invés de 20 min pra descer e 20 min pra subir na verdade são 42 min e alguns segundos para atravessar a Terra por um tunel :D

  • O universo se "originou" a aproximadamente 14 bilhoes de anos.... e até hoje se expande, nao sabemos em que velocidade...
    portanto essa sua afirmativa nao tem fundamento...
    só a nossa Via Láctea tem aproximadamente 100 mil anos luz.... existem bilhões e bilhões de galáxias... então, com certeza o universo nao tem só 14 bilhoes de anos luz, meu chapa... tem 14 bilhoes de anos de idade...
    nao se confunda...
    Obrigado

  • Noooossa, adorei o post. De verdade
    fiquei encantadissima.. sabia algumas dessas coisas, até tento estender toooda a minha percepção (e é dificil).. mas mesmo assim me encantou.

    Parabéns.

  • Para o anônimo que disse: "Há algo errado em sua informação.
    O Universo tem 13,7 bilhões de anos luz de idade, portanto de diâmetro visivel. Não existe a possibilidade do Hubble ter tirado uma foto de algo há 78 bilhões de anos luz de distancia, o que daria uma idade do universo de 78 bilhões de anos.":

    O sentido de 'Ano-luz' não é de Idade, mas de Distância e representa a distância que algo percorreria indo na velocidade da luz em um ano.

  • muito o post car valeu informaçãoes muito interesantes, é um otimo post pra gente que não tem nada pra fazer

  • Obrigado JediMasterArt, vou estar a espera...

  • engraçado mas este link 666 ,a marca de satanas,e sao 4 vezes 666..evoluam espiritualmente.

Postar um comentário

01#-Não use palavras ofensivas.
02#-Não reclame ao ver um erro no post, e sim ajude a corrigi-lo.
03#-Não use muitas muitas vezes letras MAIUSCULAS.
04#-Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo.
05#-É PROIBIDO usar links desnecessários.

Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima.

Fique Atualizado!

exemplo@hotmail.com

Postagens Recentes

Seguidores, seja um!

Web hosting for webmasters